Mortes de presos por coronavírus disparam e cidadãos de bem comemoram!
A quarentena do coronavírus já afeta o Sistema Penitenciário de São Paulo. Pelo menos 22 pessoas que estão presas ou trabalham nas prisões já perderam suas vidas por conta da Covid-19. No estado, ao todo, são mais de cinco mil mortes. São Paulo é a região com mais falecimentos por conta da doença, que já matou mais de 19 mil pessoas em todo o território nacional.
Dos 22 mortos no Sistema Penitenciário de São Paulo, dez agentes penitenciários perderam a vida. Outras 10 mortes são de presos, conforme revela uma reportagem publicada nesta quinta-feira, 21 de maio, pelo portal de notícias UOL. Já os casos entre presos chegam a 30. O número é ainda maior entre agentes penitenciários, chegando a 54 casos.
O número de mortes e casos preocupa o sistema penitenciário. Isso porque ele já sofria com a superlotação há anos. Em muitas prisões, corpos de presos ficam amontoados. Para evitar que o caos se estabeleça, cuidados grandes são utilizados. Presos e agentes penitenciários passaram a usar máscaras de proteção. No caso dos agentes, essas são reutilizáveis.
Existe um temor, por exemplo, que aumente o número de casos entre os agentes e isso possa provocar uma diminuição de funcionários nesse tipo de sistema.