
Depois de revelar publicamente que sofre com problemas renais há anos, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve ser operado nas próximas semanas para retirada de um cálculo na bexiga, que vem causando desconforto.
Responsáveis pelas últimas cirurgias do chefe do Executivo, o médico Antônio Macedo, concedeu uma entrevista à Reuters e detalhou o problema do presidente. O procedimento cirúrgico deve ocorrer em São Paulo e terá condução de um urologista especialista neste tipo de caso.
“O presidente tem um cálculo na bexiga e isso incomoda por que é um corpo estranho que se mexe”, disse o médico. Em agosto, o próprio Bolsonaro havia informado que seria submetido a uma cirurgia para a retirada do cálculo. O presidente afirmou que convive com o problema há mais de cinco anos.
Alerta
Apesar da cirurgia de cálculo renal ser classificada como simples, o fato de Bolsonaro ter sido submetido a outras cirurgias deixa o processo mais delicado. O chefe do Executivo tem 65 anos e, segundo o médico, apresenta uma saúde muito boa, conforme apontou um “check-up” realizado recentemente.
Depois da cirurgia, Bolsonaro necessitará de um repouso máximo de até cinco dias para se recuperar totalmente.