“HOMEM PATETA”: POLÍCIA CIVIL FAZ ALERTA DE PERFIL QUE INDUZ CRIANÇAS AO SUICÍDIO

Compartilhe com os amigos:

A Polícia Civil de Santa Catarina soltou um alerta, na última semana, sobre um perfil nas redes sociais, com o nome de “Jonathan Galindo”, que está assustando crianças e adolescentes com conteúdo de terror e mensagens que induzem ao suicídio.

O perfil usa uma foto de uma pessoa usando uma máscara do personagem Pateta, da Disney, meio deformada e assustadora. De acordo com a polícia, os perfis começaram a surgir em 2017, em língua espanhola, principalmente no México. Recentemente, no entanto, foi identificada uma migração para o Brasil, com conteúdo já em português.

“Esses perfis têm poucas postagens e desafiam as pessoas a segui-los e enviar uma mensagem privada. Feito isso, é só esperar o retorno deles, que se dá através do envio de mensagens, vídeos, áudios ou até mesmo de uma ligação por vídeo ao vivo. O conteúdo da resposta tem a intenção de causar desconforto, medo e, em alguns casos, tenta provocar o suicídio”, explicou o agente da polícia civil Ivan de Souza Castilhos, integrante do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS).

Polícia Civil de Santa Catarina faz alerta de perfis que incentivam suicídio infantil (Reprodução/Facebook)