Com novo governo , Brasil consegue melhor resultado em Olimpiada de Matemática, a frente de Japão , França e Canadá

Compartilhe com os amigos:

O Brasil ficou em 10º lugar na Olimpíada Internacional de Matemática, a maior competição entre estudantes de 14 a 19 anos do ensino médio. Este é o melhor resultado já conquistado desde que o Brasil participa do torneio, há 39 anos. A competição foi criada em 1959. Nesta edição, 105 países disputaram as provas.

Ao todo, a equipe brasileira somou 165 pontos, com uma medalha de ouro e cinco de pratas. Com o resultado, ficou à frente de países como Japão, França, Canadá e Alemanha.

Top 10 na Olimpíada Internacional de Matemática 2020

1 China
2 Rússia
3 Estados Unidos
4 Coreia do Norte
5 Thailândia
6 Itália
6 Polônia
8 Austrália
9 Reino Unido
10 Brasil

Os estudantes que conquistaram as medalhas são:

  • Pedro Gomes Cabral, de Fortaleza (CE) – Ouro
  • Bernardo Peruzzo Trevizan, de São Paulo (SP) – Prata
  • Guilherme Zeus Dantas e Moura, de Maricá (RJ) – Prata
  • Francisco Moreira Machado Neto, de Fortaleza (CE) – Prata
  • Gabriel Ribeiro Paiva, de Fortaleza (CE) – Prata
  • Pablo Andrade Carvalho Barros, de Teresina (PI) – Prata

 

Olimpíada Internacional de Matemática. Da esquerda para a direita, na primeira linha estão: Carlos Gustavo e Matheus Secco; na segunda linha, estão Guilherme Zeus, Gabriel Ribeiro Paiva, Pablo Andrade Carvalho Barros. Na terceira linha, estão Bernardo Peruzzo, Pedro Gomes Cabral, Francisco Moreira Machado. — Foto: Divulgação/Impa

Para chegar à etapa internacional, antes eles conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Depois, passaram por três testes seletivos e treinamento. Eles foram liderados por Carlos Gustavo Moreira, pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e coordenador-geral da OBM, e Matheus Secco, da Academia de Ciências Tcheca.

“Eles são resultado de um processo de seleção muito disputado e rigoroso, aberto para todas as escolas do país”, afirma Carlos Moreira. “Com essas medalhas, provavelmente conseguirão bolsas de estudos nas melhores universidades e terão ótimas perspectivas de carreira em várias áreas.”